Salário Maternidade

O Salário-maternidade é devido ao segurado da Previdência Social, durante 120 (cento e vinte) dias, iniciando entre 28 dias antes do parto até sua ocorrência.

O benefício é merecido a pessoa que se afasta de sua atividade, por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

De acordo com a Lei 8.213/91, estão aptos a receber o benefício o segurado empregado com carteira assinada, desempregados desde que ainda tenham a qualidade de segurado, contribuinte individual (incluindo o MEI), contribuinte facultativo, o segurado especial (trabalhador rural e pescador artesanal), ao empregado doméstico e trabalhador avulso desde que tenha a carência necessária exigidas pela legislação.

A intenção do legislador ao criar este benefício foi proteger a subsistência do segurado e de sua prole durante esse período inicial do nascimento ou adoção do filho (a).

É de extrema importância caso você tenha alguma dúvida sobre este ou qualquer outro benefício da previdência social procurar sempre um advogado da sua confiança.

Quero falar com um especialista: CLIQUE AQUI

@leonciocsadvocacia
@leonciocordeiro

Compartilhe nas redes Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Sobre nós

O escritório Leoncio Cordeiro Sociedade de Advocacia conta com um aguçado e especialista olhar em causas previdenciárias, trabalhistas e consumeristas.
Agregados da experiência do advogado Dr. Leoncio Cordeiro, bem como a vivência diária em diversas demandas desta natureza, trilhamos sempre na busca da obtenção dos melhores resultados aos nossos clientes com muito zelo, respeito e amor a causa.

0

Envie sua mensagem!